segunda-feira, 6 de junho de 2011

Educação Infantil


Do livro – Libertação, ditado pelo espírito André Luiz e psicografado por Francisco Candido Xavier.
“Viveremos mais juntas, na peregrinação meritória.
Nos abençoados elos aos sangue seremos mãe e filha, de maneira a aprendermos, mais intensa-mente, a ciência da fraternidade universal.
Realmente, Margarida, o meu retorno ser-te-á sacrifício doloroso ao corpo frágil e delicado; todavia, ajuda-me na sementeira renovada para que eu te seja útil na colheita infalível.
Não me recebas, nos braços, por boneca mimosa e impassível. Adornos externos nunca trazem felicidade legítima ao coração, e, sim, o caráter edificado e cristalino, base segura de que se expande a boa consciência. A estufa pode alimentar as flores mais lindas da Terra, mas não produz os melhores frutos.
A árvore benfeitora não prescindirá do carinho e da assistência constante do pomicultor. É imperioso reconhecer, porém, que somente se fortalecerá sob a temperatura atormentadora da canícula, debaixo de aguaceiros salutares ou aos golpes da ventania forte.
A luta e o atrito são bençãos sublimes, através das quais realizamos a superação de nossos velhos obstáculos.
É necessário não menosprezá-los, identificando neles o ensejo bendito da elevação.”

Diante de esclarecedora mensagem da nossa irmã Matilde(espírito maior) no comovente depoimento da sua reencarnação como filha da ex-obsediada Margarida, temos a divina instrução da verdadeira educação infantil que devemos oferecer aos nossos pequeninos.
Muitos pais, adornam os seus filhos, como referido no texto acima, como bonecas mimosas ou príncipes intocáveis, desejosos de lhes oferecer o que materialmente não possuíram, mas esquecem que somente através das provas e sofrimentos vividos é que estruturam a sua conduta de vida em honestidade, responsabilidade, companheirismo, respeito ao próximo e fraternidade aos demais.
Esse foi o papel de seus pais, muitas vezes pela ignorância diante das suas vidas simples, agiram com rigor demasiado, mas nunca lhes faltaram o necessário para a subsistência e o conforto maternal quando em recolhimento diante de uma doença. Dessa forma lhes ensinando a dedicação, o carinho e a responsabilidade.
Hoje vemos muitos pais, em conivência com os hábitos perniciosos, ensinando valores trocados aos seus filhos e dessa forma criando crianças pusilânimes e autoritárias, gerando assim uma perspectiva de futuro assombroso para si mesma, para os seus pais e para a sociedade.
Temos muita responsabilidade como co-criadores do nosso Pai amado. Nos confiou espíritos em processo de aprimoramento,como todos nós, filhos de hoje, para educá-los, para lhes ensinar a viver na matéria com o objetivo do espírito eterno, assim depurando-lhes os sentimentos.
Cada etapa de amor, dedicação, disciplina, fraternidade, responsabilidade, humildade e caridade que lhes ensinamos com o nosso exemplo, lhes damos a oportunidade de novos caminhos a serem seguidos, afim de não deslizarem nos mesmos erros de outrora.
Através dessa dedicação constante, renovamo-nos, modificamo-nos e incorporamos sentimentos sublimes a nós mesmos, no ato constante de aprender e ensinar.
Queridos amigos, que esse ensinamento maior nos ensine a ensinar e que a nossa visão diante da educação dos nossos filhos seja orientada pelas instruções de luz da nossa querida irmã Matilde. “caráter edificado e cristalino, base segura de que se expande a boa consciência.”




Assuntos Relacionados

Sobre o Autor
Hugo Rebello
Hugo Rebello já publicou 16 artigos em nosso site.
Hugo Rebello é Educador Infantil e Médium. Atualmente trabalha como Coordenador da Mocidade Espírita e Médium no Núcleo Assistêncial Espírita Paz e Amor. Contato: 11 - 9688-8110